Resenha: Orgulho e Preconceito, por Jane Austen
09 de Outubro de 2024
★★★★★
Muitos não devem gostar de ler uma obra quando já sabem tudo o que vai acontecer, pois eu digo tranquilamente que não tive problema nenhum lendo esse livro, mesmo sabendo de tudo graças à série de Orgulho e Preconceito da BBC que praticamente reconta tudo sem cortes. Me senti muito confortável durante essa leitura, e só não a acabei mais rápido porque a letra era miúda.
Não é à toa que esse livro é um clássico, dos três livros da Jane Austen que li, esse foi o que mais gostei. Os problemas que tive com a escrita dela, especialmente em Razão e Sensibilidade, aqui estão praticamente nulos. Sem mais aquela história de passar por cima correndo das interações entre os casais principais (a não ser quando necessário, é claro), aqui todos os relacionamentos tem química e são bem desenvolvidos.
A Elizabeth e o Darcy se completam tão bem que eu nem tenho muito o que dizer sobre eles. A Lizzy provavelmente é a heroína da Austen que mais me cativou até o momento, e o Darcy também é incomparável. Até eu queria um Darcy para mim, é pedir muito?
Sem surpresa alguma, meu personagem favorito é o Sr Bennett, como pode um personagem ser tão hilário? Ri muitas vezes dos diálogos entre ele e a estabanada da Sra Bennett. A relação dele com a Lizzy é encantadora e gostei muito da forma como ele a apoiou no final. A Jane e o Sr Bingley só não são meu casal favorito porque, bem, Sr Darcy e Elizabeth estão literalmente ali, mas são tão adoráveis e - como o próprio Sr Bennett disse, tolos - que não tem como não torcer para os dois.
É impossível não odiar a Lydia, e percebi que detestei ela mais ainda aqui do que no filme e na série. Ela e o Wickham se merecem, se duvidar (apesar de que eu compreendo que ela estava sendo ingênua e o Wickham se aproveitando dela, mas as atitudes dela, especialmente depois de casada, tocaram meus nervos). Falando em Wickham, acho curioso que ele, no fim, acabou se dando bem de certa forma. Conseguiu, ao menos, parte do que queria, e isso é bem agridoce, mas faz parte. O que importa aqui é que os casais tiveram seu final feliz.
Tenho certa curiosidade sobre as outras obras de Jane Austen, mas não sei quando as pretendo ler, porém termino esse box numa nota positiva. Ouso dizer que foi bom eu ter lido Razão e Sensibilidade - o qual não gostei muito - primeiro, pois Persuasão e Orgulho e Preconceito me surpreenderam de forma muito positiva.