Resenha: A Batalha do Labirinto, por Rick Riordan

20 de Fevereiro de 2024

★★★★★

Sem dúvidas o meu livro favorito da saga até o momento, até mesmo personagens que eu não gostava nos livros anteriores (como o Tyson), aqui estão gostáveis. As lutas são muito boas, com exceção, é claro, do que quer que tenha sido aquela cena da esfinge. (Qualé, Riordan? Há maneiras melhores de criticar o método de avaliação das escolas, isso não foi nem um pouco sutil kkk).

Sobre os personagens, o Nico (talvez) tenha virado meu favoritinho, como não amar alguém que consegue invocar ESPÍRITOS para lutar, né? Não sou muito fã desse negócio de fazer a Annabeth ter ciuminho da Rachel, já é difícil o suficiente ter uma personagem feminina que não seja a Annabeth e se dê bem com o Percy, precisava mesmo colocar rivalidade feminina? Eu fiquei interessada no novo personagem, o tal do Ethan Nakamura, espero ver um pouco mais dele no futuro para entendê-lo melhor (o cara é filho de NÊMESIS, eu PRECISO saber mais sobre isso.) E a cada livro a Clarisse é mais inocentada (pelo menos para mim, ok?), as cenas dela com o Chris Rodriguez são muito fofas.

O plot twist sobre o Dédalo poderia por pouco ser meio ruim, mas não foi. E olhem só que legal, o Percy ganhou mais um pet, hehe. Uma coisa que me incomoda (e que sei que não vai mudar) são os sonhos do Percy, é um método bastante preguiçoso de nos mostrar, tanto o que está acontecendo em outros POVs, como o passado de personagens importantes. (Que conveniente o Percy sonhar com o passado triste do Dédalo). E não adianta argumentar que isso é um "poder dos semideuses" ou sei lá o que, é o Riordan sendo preguiçoso sim!!

Todo livro de PJ é baseado no conceito das personagens indo de um lugar a outro, e esse livro foi o que teve mais êxito nesse aspecto. O labirinto interminável (sem a ajuda de um mapa) faz dessa jornada uma experiência muito legal, onde nem nós, nem os personagens, tem ideia alguma de onde eles vão parar. É uma pena que no fim ele tenha sido destruído, eu adoraria vê-los usando o labirinto para se locomover mais vezes, ao invés do usual "eles viajaram de ônibus/carro/trem".

Estamos no clímax dessa saga, espero que o último livro seja ainda melhor do que esse. Por mim o Luke podia continuar morto, rs.